Glossário - Termos técnicos de A a Z

 

A - B

 

Abrasão

Com o termo abrasão se entende a retirada de material de uma superfície obtida através de atrito.
Podemos entender através da erosão provocada pela ação mecânica da água do mar sobre as rochas, causa e efeito, como resultado de uma raspagem.


Abrasivo

Um material abrasivo serve para retirar, cancelar,  mediante ação de atrito. As substâncias abrasivas são durissimas , servem para polir, fazer acabamento e lustrar superfícies. Os abrasivos são classificados em : "naturais" ( esmeril, coríndo, silício , quartzo) e "artificiais" ( carburo de silicio ou carborundum, óxido de aluminio, pó de vidro, aço e ferro em pó ). Para as operações mais invasivas são utilizados os abrasivos de  granulometria grossa, enquanto para  as de acabamento e polimento  se usa granulometria mais fina.


Bloco

Um bloco é uma massa compacta de grandes dimensões, costituida de qualquer matéria.

 

C - D

 

Calcário

O calcário é uma rocha sedimentar na sua maior parte composta de calcita, e em  percentual menor de dolomite, argilla, betume. A sua origem pode ser : química, orgânica e clástica.

  • O calcário como depósito químico se obtem do bicarbonato de cálcio solúvel que precipita em agregados esfericos sob a forma de carbonato..
  • O calcário de origem biogênica é formado de restos calcários de animais e vegetais.
  • O calcário de origem clástica é originário da sedimentação de fragmentos de outras rochas. É utilizado como pedra ornamental , em construções para fabricação de cal e cimento.
  • O calcário de origem metamórfica é conhecido como mármore cuja estrutura sacaróide se obtem de processos de cristalização de calcário organogeno. O metamorfismo lamina a rocha e cancela os traços de qualquer fóssil.

Carborundum

O Carborundum é um composto químico de dureza próxima àquela do diamante , utilizado como abrasivo e em radiotécnica como material refratário. O carburo de silicio, se obtém aquecendo em forno elétrico a ca.2000°C uma mistura de carbono e areia de quartzo.

 

E - F

 

Extrusivo

Terminologia especifica utilizada para definir o processo de consolidação do magma, em superfície ou zona limite entre este e as rochas derivantes. Se define porfírica a estrutura característica das rochas extrusivas.


Eruptivo

De eruptivo se entende chamar o produto da erupção vucânica.
Do resfriamento do magma em profundidade (intrusivas) ou na superfície (extrusivas) se formam as rochas magmaticas ou endogênas.


Feldspato

O feldspato é constituído do conjunto de minerais triclínicos , monoclínicos, silicatos de aluminio e potássio, calcio , sódio e bário. Os principais são o ortoclásio e a série isomorfa dos plagioclases ou calcossodicos; albinite e anortite.

 

G - L

 

Gres porcellanato

O  gres porcelanato é uma composição particular de matéria-prima (feldspatos, caolinos, quartzos, argilas) combinados com a tecnologia produtiva que torna tal material quase completamente vitrificado e portanto completamente impermeável , com elevadas características de resistência ao uso e durabilidade no tempo.
O gres porcelanato é um produto particularmente interessante para aplicações onde é importante garantir uma caracteristica anti-derrapante. O gres porcelanato apresenta uma notável densidade, obtida através de cozimento à alta temperatura que determina uma resistência a fraturas e fissuras.


Intrusivo

Se define processo intrusivo o complexo de fenômenos que se sucedem durante a consolidação do magma em diversas zonas mais ou menos profundas da litosfera.
No primeiro estágio chamado ortomagnético, agentes mineralizadores diminuem a viscosidade do magma formando uns cristais graças a um gradual resfriamento da massa fundida. As outras duas fases pegmatitícas e pneumatolítica são ambas caracterizadas por uma considerada ação de substâncias voláteis que aumentam de concentração e deixam mais fluida a massa resídua que, ao se movimentarem, formam nas rochas fileiras diferenciadas com cristais de dimensões notáveis.

Jazida
 

Uma jazida é um lugar aberto para a extração (escavação) de rochas e minerais. Existe na legislação, uma distinção entre jazida e mineira  baseada no tipo de material extraido. As jazidas são para materiais inertes destinados a conglomerados cimentícios, de materiais argilosos, de  mármores e pedras ornamentais e para construção de estradas ( terra, brita e pedras).

 

Lote de produção

O lote de produção indica a quantidade de matéria-prima necessária para produzir um certo número de peças de fábrica.

 

M - Q

 

Magma

O magma é definido em geologia como uma massa de rocha fundida e incandescente situada ao interno da crosta terrestre. O magma apresenta uma composição química variável , com alguns elementos sob a forma de óxidos que são fixos. O magma se define "ácido" ou "básico" de acordo com o percentual de silício. O mesmo magma pode originar dois tipos de rocha : as que se solidificam dentro da litosfera (intrusivas) ou ao externo dela (extrusivas). O magma pode receber o nome da rocha intrusiva à qual dá origem: magma "basaltico", magma "granitico".O magma misto é um magma que sofreu fenômeno de contaminação.


Magmático

Um material se diz  magmático quando costituito e formado de magma.


Mármore

O termo mármore é geralmente usado par definir rochas calcárias compactas e rochas não calcárias maleáveis. Graças ao efeito do metamorfismo , tais rochas conseguiram uma estrutura cristalina com granulação mais ou menos fina. Os mármores se definem como monocromáticos se a coloração é uniforme , policromáticos, de acordo com a presença de veios e cores .
A natureza diversa e a diferente distribuição dos componentes acessórios como quartzo, grafite, pirite, conferem ao mármore várias cores: do vermelho ao amarelo, do cinza ao verde; e cria motivos ornamentais segundo a disposição destes minerais ao redor dos veios.
Os mármores são utilizados para pisos, revestimentos , uso ornamental, mas não têm uma elevada resistência à intempéries.
Os mármores apresentam uma resistêcia à alta compressão que varia de 900 a 1200 kg/cm. e um peso specifico entre 2400 e 2700 kg/m.
A extração do mármore é feita geralmente em jazidas de ciclo aberto com fio helicoidal, que permite escavar blocos de grandes dimensões. Tais blocos de mármores são transportados por deslizamento sobre uma camada de detritos serrados. Dali, são cortados em placas de acordo com a tintura , a posição e os defeitos das lâminas banhadas com água e areia quartzosa.
Para o polimento são utilizados discos a carborundum, enquanto o brilho é obtido através de pó abrasivo sempre mais fino, aplicando no disco um feltro úmido.
O mármore artificial é preparado com gesso , sulfato de zinco, sulfato ferroso, sulfato de aluminio, cloruro de cálcio e outras substâncias que deixam a superfície lavável e mais resistente. A massa preparada , recebe coloração, vai endurecida , polida e lustrada.


Mármore High-Tech

O mármore high-tech é um material em forma de placas de diversas dimensões, produzidos em fábrica com tecnologia à vanguarda , capaz de oferecer uma válida alternativa aos mármores de jazida.
As placas de fábrica são similares do ponto de vista estético aos de jazida, mas em termos técnicos são de qualidade superior, como a resistência a abrasão , a flexão, ao gelo e aos produtos químicos, manchas e absorção de água.


Matérias primas

As Matérias primas são substâncias brutas presentes na natureza ou parcialmente elaboradas.
São utilizadas no ciclo produtivo das placas de fábrica, pesquisadas e selecionadas em todo o mundo. São matérias como : argila, cal, feldspato e quartzo.
 

Mineral

O mineral é um corpo homogêneno onde duas porções igualmente orientadas , têm as mesmas propriedades físicas e químicas.
Os minerais são classificados em inorgânicos e orgânicos , sólidos , líquidos aeriformes. Com base na origem são definidos "primários" (singeneticos ou  o epigeneticos) se se encontram onde foram formados e minerais "secundários" se foram transportados ou movidos pela água do lugar de origem ao de resgate.
Do ponto de vista industrial se define um mineral "rico" ou "pobre" de acordo com o percentual de mineral útil contido. Se entende mineral bruto , qualquer mineral extraído da terra.
O mineral é também considerado matéria prima presente no processo produtivo das placas de fábrica.


Olocristalino

Estrutura característica das rochas intrusivas onde todos os componentes se encontram no estado cristalino.


Ortoclases

O mineral ortoclasio se apresenta em cores que variam do branco rosado ao cinza, trisilicato de potassio e alumínio monoclino, pertence estruturalmente aos  tectosilicatos. Seus cristais prismáticos são facilmente prismatici se distribuem em duas direções e angulos retos e se encontram geminados características dos granitos di Baveno e Montorfano.


Piso

Um piso é uma estrutura de revestimento de um cômodo executado com objetivo de obter uma superfície plana e lisa, para a passagem de pessoas ou de veiculos. Em terra batida , é o tipo mais simples utilizado na antiguidade. Os pisos tipo veneziano eram constituidos de fragmentos de mármore colorido dispostos aleatoriamente em uma camada de cimento. De origem veneta também os pisos de mosaicos , hoje usados na construção moderna associados a novos materiais como linóleo e borracha. São três as categorias em que se subdividem os pisos: a peças, em telas, monolíticos.Os pisos a peças podem ser em gres porcelanato, peças de mármore ou de pedra polida, em porcelanato de vidro ou elementos em gres porcelanato. De borracha , materia plástica ou linóleo são os pisos telados. Diferentemente deste dois pisos citados , os pisos monoliticos são obtidos através de jatos de concretos.


Pedra

O termo pedra é utilizado para definir alguns tipos de rocha compactas utilizadas sobretudo como material de construção.


Pietra High-Tech

Se refere a placas de diversos formatos de alta performance e características técnicas.


Porfido

O Porfido é uma rocha rocha vulcânica que pode ser filoniana ou efusiva paleovulcânica, formada por grossos cristais imersos em uma massa vitrificada ou constituida de microcristais. De acordo com a natureza da rocha, temos porfidios formados de quartzo, ortoclasio e mica: porfidos quartziferos e porfidios sieniticos.


Porfido High-Tech

O porfido high-tech é uma pedra de fábrica fundo cinza escuro com variações graduais de tonalidade , dominadas por ocre ou marrom, em forma de placas de diversos formatos com elevadas qualidades técnicas (ver pedra High-Tech).


Porfirico

É chamada a estrutura de rochas extrusivas , ou algumas rochas filonianas.
Caracteristica é a presença  de cristais mais grossos( fenocristais ) imersos em uma massa fundamentalmente composta de uma trama de indivíduos cristalinos muito pequenos , criando uma massa que a olho nú parece compacta.


Quartzito

O quartzito é uma tipologia de rocha metamórfica prevalentemente constituída de quartzo e pobre ou desprovida de mica.


Quartzito High-Tech

O quartzito high-tech é constituído de placas de diversos formatos de elevada prestação, caracterizadas por uma dada  granulometria e pela presença de veios.


Quartzo

Il quartzo, constituido de anidrida e silício, é um mineral muito difundido na natureza.
No estado puro é incolor, ver quartzo ialino ou cristal de rocha, enquanto as variedades coloridas são a ametista de cor violeta, o topázio amarelo, o quartzo rosa o rubi de Boemia roseo ou o quartzo defumado preto. O quartzo devido as inclusões pode se apresentar com reflexos particulares , neste caso , o dito olho de gato ou olho de tigre ou de falcão. Principal constituinte do granito, dos gneisses e das "trachite".

 

R - S

 

Revestimento

Se define revestimento, o material utilizado para cobrir , proteger, decorar ou revestir uma superfície. Os revestimentos são muito usados nas construções civís, de estradas etc. No campo da construção são vários os materiais de revestimento usados.


Rocha

Se entende por rocha os minerais e agregados obtidos destes, que compõem a maior parte da crosta terrestre. De acordo com a sua composição química se subdividem em: rochas "simples", formadas de um só mineral e rochas "compostas" quando constituídas de um conjunto deles.
Em base à origem se classificam em " eruptivas ou vulcânicas" , "sedimentares" e "metamórficas".
As rochas vulcânicas derivam da consolidação dos magmas , as sedimentares dos depósitos químicos , clásticos e orgânicos . As metamórficas se originam da transformação das rochas precedentes.
As rochas vulcânicas de acordo com a consolidação do magma, se obtida em profundidade se dividem em intrusivas ou extrusivas. Em base ao conteúdo de silício podem ser "ácidas" se o óxido de silício supera  65%, "neutras" se o percentual está entre 65% e il 52% e enfim "basicas" se é inferior a 52%.As rochas sedimentares se dividem em : "clásticas" formadas de detritos de rochas preexistentes , "piroclasticas" formadas de fragmentos vulcânicos, "de depósito químico" geradas de reações  químicas como evaporação do solvente , e enfim  "organogene" obtida através do acúmulo de detritos de animais e vegetais . As rochas metamórficas sofreram transformações profundas e sua caracteristica principal é a presença de Xisto. Os mármores não apresentam .


Presença de Xisto

A presença de Xisto caracteriza algumas rochas metamórficas que se dividem em planos paralelos ou quase, por causa da ação constante que agem sempre na mesma direção.


"Screziatura"

Dada apresença no fundo de um conjunto de marcas multicores, a "screziatura" é o ponto onde aparecem estas marcas.


Silício

O silício é o composto químico mais abundante d crosta terrestree existe em várias formas cristalinas( quartzo, tridimite, cristobalite), criptobalite e amorfo. A forma mais comum na natureza é o quartzo usado na fabricação dos cimentos, dos vidros refratários e de alguns abrasivos.


Silicio

De material formado por Silício.

 

T - Z

 

Traquite

A traquite é uma rocha magmática efusiva neovulcânica formada de magam sienitico.
As traquites são compostas de feldpatos, sanidino e plagioclases. Se apresentam de cor clara , cinza amarelado, rosado abundantes na zona das colinas  Euganeses e nos montes Cimini.
Algumas Traquites tem uma estrutura vacuolar e são ásperas ao tato, outras apresentam uma pasta vitrea predminante , por isto são definidas vitrificadas.


Veios

Com o termo veio , se indica uma linha ou sinal de cor diferente daquela de fundo ; o mesmo termo se emprega nos mármores. Presentes em algumas superficies de mármore e madeiras , podem ser naturais ou artificiais.


Veios no mármore high-tech

Os veios dos mármores high-tech são constituídos de sinais de cor diferentes, que atravessam em profundidade as placas de fábrica , graças a qualidade de serem materiais maciços.

Pedido de informação

Para entrar em contato com Ariostea e pedir informações de qualquer tipo, preencha o formulário abaixo, você será contactado o mais rapidamente possível.
Insira um endereço de e-mail correto e ativo.
Os campos marcados com * que eles são necessários.




 Adicione a sua lista para solicitar informações!
0
Não inclua no e-mail
Não foram encontrados resultados.
call me Por favor, ligue-nos o mais rapidamente possível.

Desejo receber notícias e Ariostea.
Desejo receber notícias e Ariostea.


PRIVACY
* Confirmo que eu li, entendi e aceito os termos do tratamento de dados pessoais (Política de Privacidade)