Boutique Parigi - Entrevista com o arquiteto Duccio Grassi

Boutique Parigi - Entrevista com o arquiteto Duccio Grassi

Dia 4 de fevereirofoi inaugurada com grande sucesso a Boutique Ariostea na central Rue de la Pepiniere em Paris : um showroom de altissimo valor, para apresentar as coleções exclusivas da Ariostea em Paris e em toda a França.

Obra concebida e projetada pelo Studio DUCCIO GRASSI ARCHITECTS de Reggio Emilia, esta refinada Boutique representa uma obra prima de organização , aparente simplicidade, limpeza e plenitude.

Diretamente , o próprio arquiteto Duccio Grassi, nos dirá como concebeu os espaços expositivos e a Boutique em si.:

Qualfoi a idéia central do projeto?

De acordo com a Empresa não queríamos um shoowroom de cerâmica tradicional, igual a todos os outros, onde a quantidade do produto muitas vezes compromete a clareza da exposição.
Procuramos dar forma a um espaço que pudesse transmitir os valores, valores de criatividade italiana, de um material novo e antigo , à se descobrir, a cerâmica de uma Indústria moderna e aberta à inovação.
A limpeza e ordem do espaço nos leva a um rigor mental e à autoconfiança de uma Empresa que há uma década é leader no seu setor.

Encontrou inspiração nos desejos do cliente ou muito mais no contexto arquitetônico ambiental?

Creio que todo projeto deveria ser feito através de um percurso de amadurecimento onde o cliente , não somente pode, como deve dar sua contribuição.
Assim foi feito neste caso. Uma relação com o ambiente, com a cidade é fundamental.
A colocação do showroom na quadra da Operà nos estimulou arefletir sobre os conceitos de sobriedade e elegância.

Quais foram os desafios do projeto?

Certamente o desafio maior para este espaço consistia em ter que atender um publico evoluído, com experiências estéticas sofisticadas, além dos arquitetos e designers , com uma linguagem compreensível que demonstrasse a utilidade de nosso produto cerâmico em contextos de alto nível.

Quais as soluções adotadas?

Neste projeto introduzimos os conceitos expositivos já estudados e realizados pelo grupo no programa shoplab.
Reduzimos a quantidade de produto imediatamente visível e ocultamos estruturas e instalações.
A "limpeza" formal, favoresce a clareza expositiva. Com a faixa alta 120cm sobre o muro de fundo buscamos uma alternativa mais sugestiva em relação ao painel tradicional de exposição.
Escolhemos os lighting boxes para mostrar imagense efeitos visuais e os bancos centralizados onde é possível ver e tocar o produto.
Naturalmente estápresente também uma estrutura não visível. Os novos materiais são mostrados com instalações temporárias nas duas vitrines que dão para a rua.

Quais os benefícios disto?

Deste modo o ambiente se torna um campo neutro de cores tênues onde o produto é o único protagonista. A concentração do cliente não se disperde e a cerâmica pode por si só exaltar suas qualidades e transformar-se em "objeto de desejo" .