Ospedale di Asti

Ospedale di Asti

Hospitais e centros de saúde

Cliente: Regione Piemonte ASL n. 19 di Asti
Responsável técnico: Eng. Carla Pettazzi
Superficie: mq. 124.893
Volume total da edificação: m3 . 513.639

Nomeado Cardinal Guglielmo Massaia, o novo hospital de Asti é um grande objeto urbano de extraordinário interesse, necessariamente invasivo em dimensão mas sensível às próprias funções e integrado com harmonia no contexto da região.
O projeto arquitetônico, desenvolvido pelo arquiteto Vittorio Francesco Valletti e pelo engenheiro Marco Vitali, previa um edifício construido em um terreno com uma inclinação importante, com três andares saindo da parte mais alta da inclinação numa área complexiva de 130.000 mq. A escolha foi a de realizar uma arquitetura hospitalar moderna , atual e que desse força , rigor , solidez e longa vida à obra.
O edifício representa para a cidade de Asti uma importante estrutura, em torno da qual giram 8.000-10.000 pessoas diariamente. A sua planimetria é composta de dois planos opostos , destinados às instalações médico- cirúrgicas , separados por uma "praça" . A linha guia do projeto reside próprio nesse vazio coberto, autêntico fragmento da cidade , que coordena todo o funcionamento do complexo e revela o projeto na sua essência e clareza.
A Praça se torna o Hall do cidadão, onde se concentra a força geradora ,de onde ,  por hierarquia e conceito o projeto nasce no seu completo.
É  sinônimo de vida urbana , de socialização , é o lugar onde as pessoas que trabalham, os animais e as familias , se reúnem , dialogam e selam relações e encontros.
Para este espaço aberto , luminoso e acolhedor , foco do inteiro complexo , os projetistas idealizaram uma pavimentação de grande efeito cenográfico , com uma geometria capaz de indicar os percursos e gerar ao mesmo tempo uma refinada trama decorativa.
Graças às pietre High Tech Ariostea , recriadas na fábrica com matérias-primas naturais e tecnologias inovativas, exigência de produção de materiais que resistentes à passagem intensa de pessoas e durável no tempo , obteve-se  também acabamentos de alto valor estético.
As pietre high-tech Ariostea Green Quarzite , Pietra di Luserna, Black Ardesia e Quarzite Rosa Brasil, mostram da melhor forma seja as suas potencialidades expressivas , graças à naturalidade dos efeitos cromáticos ,seja as necessárias qualidades técnicas e funcionais.
Para garantir uma percepção de continuidade entre o espaço externo e os ambientes internos foi aplicada também na zona de entrada do hospital ,  as pedras high-tech Ariostea oferecem  resultados otimizados em condição de chuva e uma elevada resistência contra oscilações térmicas e de geadas.
Os ítens de projeto , as escolhas dos materiais e a sua expressiva força cromática , deixam explícito aquele senso de acolhida e de humanização que se buscava para a nova estrutura hospitalar.

Lugar: Asti - Italia
Arquiteto: Arch. Vittorio Francesco Valletti, Ing. Marco Vitali

Conteúdos relacionados

Não foram encontrados resultados.

Precisa de mais informações?
Contate-Nos!