Limpeza e  Manutenção

Limpeza e
Manutenção

ULTRA TECHNOLOGY

Todos os materiais Ariostea são de fácil limpeza e de simples manutenção. Uma limpeza adequada valoriza as características estéticas dando a cada piso um brilho excepcional.

Logo Ultra

Rejunte e Limpeza Final

Com colas de secagem normal, rejuntar o piso depois de 24/48 horas, no caso de cola rápida esperar 4h. - Principalmente sobre materiais brilhantes, utilizar rejuntes a base de cimento com cores tom sobre tom, evitando cores escuras em materiais claros e vice-versa. Para os rejuntes destas superfícies, não usar material a base de Epóx ou argamassas flexíveis sintéticas do tipo (Flex) sobretudo se há contrastes com as cores das peças e não adicionar também latex ou aditivos na argamassaa. Estes produtos deixam muito mais difícil a eliminação dos resíduos com produtos de limpeza normais. Se decidir pelo uso , testar antes sobre o material.

- Aplicar a argamassa com espátula de borracha em toda a superfície do material.

- Rejuntar pequenas peças por vez, retirando o excedente com esponjas ou panos úmidos( somente água limpa) ou utilizar máquinas específicas para limpeza de resíduos , enquanto o rejunte ainda está úmido.

- Uma adequada limpeza inicial é fundamental para valorizar o brilho, e para garantir a facilidade de limpeza e cuidados diários. Essa limpeza inicial deve ser efetuada imediatamente depois do assentamento, utilizando produtos de base ácida , esfregando energicamente e enxaguando abundantemente com água. Deste modo será possível eliminar resíduos de rejunte, cola, cimento etc. è possível usar qualquer detergente disponivel no mercado, com única exceção daqueles  que contêm ácido fluorídrico (composto ou derivados) como previsto na norma EN 14411.

- Recomendamos um cuidado especial com o piso assentado. No caso de necessidade de trabalhos posteriores como pintura das paredes, hidráulicos ou elétricos, é aconselhável , depois do assentamento, cobrir por completo a superfície com telas de PVC, plástico bolha ou tecido.

A capacidade de um material de consentir a remoção da sujeira e o pó que se depositam na superfície é uma iportante característica, com finalidade de garantir as condições necessárias de higiene. Nos materiais Ariostea esta prerrogativa , ligada diretamente ao fato da superfície ser bastante compacta, a impermeabilidade e resistência a agentes químicos, é de altíssimo nível.

Além disso, os materiais Ariostea suportam sem problemas a ação de solventes e produtos particulares usados na limpeza, sendo resistentes à ação de ácidos e de bases, mesmo concentrados, com exceção de produtos que contenham ácido fluorídrico. Podem portanto ser efetuados tratamentos de limpeza bastante enérgicos, uso de máquinas, respeitando condições de higiene mesmo em ambentes sujeitos a fortes condições de sujeira. É importante frisar que nas operações diárias de limpeza dos materiais polidos, é suficiente lavar os revestimentos com detergentes normais sem gordura, enquanto deve-se evitar em absoluto as ceras ou outras substâncias para consevar o brilho da superfície.

O grau de visibilidade da sujeira e a simplicidade da limpeza nos materiais não esmaltados , pode variar de acordo com a cor. Cores muito claras ou muito escuras, pedem uma manutenção mais cuidadosa .A documentação específica da Ariostea indica os detergentes mais indicados seja para a limpeza simples ou aquela mais pesada. À pedido , estão disponíveis também os testes de resistência à manchas efetuados em amostras de material Ariostea com superfícies naturais , rústicas e polidas.

Precisa de mais informações?
Contate-Nos!