Fachadas Ventiladas e Paredes Ventiladas

Design, Compatibilidade Ambiental, Promoção Da Estrutura

Fachadas Ventiladas e Paredes Ventiladas Os revestimentos externos dos edifícios ocupam um papel de suma importância na arquitetura contemporânea e na urbanização, além da importante função de proteger a estrutura dos agentes atmosféricos poluentes.
No projeto dos espaços urbanos, é preciso conciliar exigências estéticas, de durabilidade dos vários elementos, de compatibilidade ambiental e de sustentabilidade econômica em relação ao inteiro tempo de vida do espaço projetado.
As superfícies externas dos edifícios são submentidas a múltiplas ações mecânicas, químicas, térmicas e tudo associado a atividade humana, a qualidade do ar e aos agentes atmosféricos. Estas superfícies assumem um papel importante no impacto estético da construção e pela sua integração na paisagem, para isto os materiais utilizados devem ser compatíveis com as exigências de proteção ao ambiente e de um desenvolvimento sustentável.

À vanguarda na produção de materiais de alta tecnologia para pisos e revestimentos,  Ariostea propõe a própria experiência para projetar e realizar revestimentos de grande porte para superfícies externas.
O staff técnico Ariostea é capaz de desenvolver soluções tradicionais e também sistemas construtivos complexos para fachadas externas, dando assim a máxima liberdade ao projetista para a criação destas fachadas que protegem e ao mesmo tempo valorizam a estrutura arquitetônica.
De modo particular , os mármores e as pedras high-tech Ariostea consentem  através da sua riqueza de cores e superfícies, uma ampla flexibilidade de projeto, garantindo resultados estéticos de alto nível e desempenho elevado em termos de durabilidade, facilidade no assentamento e manutenção reduzida.

 

Fachadas Ventiladas

Fachadas Ventiladas e Paredes Ventiladas O Sistema de fachadas ventiladas representa atualmente a síntese mais completa dos requisitos de uma parede para garantir o bem estar interno de um edifício. Ela ocupa a função primária de proteção da construção contra os agentes atmosféricos , ação das chuvas , causa principal do desgaste da estrutura. Distanciando as placas de revestimento da parede , se cria um espaço intermediário ventilado , que associado a uma camada de proteção do muro, melhora notavelmente a eficência térmica do edifício. A estas vantagens se some outras ligadas à dispersão de vapores através da parede e o melhoramento acústico , a possibilidade de transferir instalações ao externo do prédio e a facilidade de manutenção. A flexiblidade do sistema permite instalação seja em construções já existentes que novas, e interessantes também para obras de reforma que permitem a total renovação da fachada. Do ponto de vista da composição, se abrem com as fachadas ventiladas , novas possibilidades expressivas, através das combinações de materiais, desenhos e varios revestimentos disponíveis.

 

Sistema costruttivo

A parede ventilada é uma solução construtiva complexa , concebida segundo critérios de projetos industriais. Cada aspecto deve ser examinado e definido com antecedência de modo a evitar mudanças substanciais na fase de realização.
O sistema é ancorado na parede do edifício que opera como suporte e é caracterizado por uma construção em camadas "sobrepostas" constituidas de :

  • camada de proteção
  • estrutura metálica 
  • elementos de revestimento

Entre a camada de proteção e o revestimento se cria um espaço intermediário que numa espécie de "efeito lareira", ativa uma eficaz ventilação natural que traz notáveis benefícios na remoção de calor e umidade.

 

Suporte da parede

Fachadas Ventiladas e Paredes Ventiladas O suporte da parede deve ser realizado com materiais (cimento armado, alvenaria , blocos) de modo a permitir a ancoragem da estrutura da fachada com resistência apropriada às cargas de vento do projeto, escolhendo oportunamente a espessura e o tipo de material ideal para esta parede. Em virtude do desempenho térmico das fachadas ventiladas , podemos eliminar a clássica parede interna de tijolo furado aumentando a superfície útil.
É preciso estar atento ao posicionamento das instalações que existem nas paredes , para evitar interferências com as ancoragens da fachada.
A superfície externa deve ser regularizada com uma camada de argamassa distribuida uniformemente para reduzir as irregularidades da parede.

 

Camada Isolante

Fachadas Ventiladas e Paredes Ventiladas A camada é constituida de material termicamente isolante, com espessura variável em função do material utilizado e das exigências térmicas de projeto, e é aplicada diretamente sobre a parede com acessórios mecânicos.
A fixação mecânica da proteção é ideal no momento em que se decida refazer a fachada, enquanto a cola por sua vez , não permite a adesão sobre superfícies irregulares e se desgasta com a ação das intempéries. A camada de proteção deve ser composta de painéis semi-rígidos ou rígidos de fibras minerais ou matéria celular. A escolha depende das exigências de desempenho relativas a:

  • capacidade térmica isolante
  • proteção contra infiltração
  • reação ao fogo
  • comportamento acústico
  • coloração da fachada (em alguns casos as dimensões dos rejuntes entre as placas de revestimento poderiam mostrar a camada de isolante).
 

Espaço intermediário ventilado

Fachadas Ventiladas e Paredes Ventiladas O espaço criado entre o revestimento externo e a camada isolante da parede deve ser oportunamente dimensionada para garantir uma boa circulação de ar para que possa oferecer o efeito lareira (a subida do ar quente).
Geralmente se usa uma abertura entre 30 e 80 mm.
A funcionalidade deste espaço depende das condições de circulação do ar  no seu interior, portanto deve -se evitar impedimentos físicos que possam interferir, como elementos estruturais e de ancoragem, irregularidades superficiais da camada isolante ou do revestimento das placas, etc.).
Para consentir o movimento de ascensão do ar, devem estar previstas no projeto , aberturas de ventilação posicionadas na base e no topo do sistema ,com eventuais  grelhas de proteção para evitar o ingresso de corpos estranhos na estrutura.
A presença deste espaço intermediário comporta:

  • a evacuação do vapor proveniente do interno do edifício
  • a remoção do calor por efeito da ascensão do ar quente
  • atenuação do fluxo térmico de fora para dentro do edifício.
 

Estrutura de suporte

A estrutura de suporte é constituída de um conjunto de elementos metálicos , geralmente obtidos de perfis de alumínio extruso, tais quais placas, montantes , barras transversais e acessórios de fixação, montados para obter a modularidade necessária da fachada. Nos perfis de alumínio são inseridos os elementos pontiagudos para suportar e fixar as placas de revestimentos, acompanhadas de guarnições que tem a finalidade de separar e evitar vibrações. A estrutura de suporte funciona do seguinte modo:

  • os montentes da fachada são fixados na parede do edifício por meio de placas e apropriados elementos de fixação
  • as eventuais barras transversais (utilizadas somente em alguns sistemas) são fixadas aos montantes por aneis de metal e ganchos
  • as placas de revestimento são fixadas aos montantes com os acessórios metálicos ideais.

Fachadas Ventiladas e Paredes Ventiladas As conexões entre placas metálicas e os montantes e entre estes e as barras transversais são obtidas por rebites, transmitindo o peso próprio de cada elemento e sua placa de revestimento, à estrutura do edifício. As placas metálicas transmitem por sua vez também as cargas de vento e outras impostas à fachada. O sistema de ancoragem é desenhado para compensar as discrepâncias dimensionais da estrutura do edifício nas três direções ortogonais.
Modificando o desenho do sistema de ancoragem , é possivel eventualmente obter do sistema de fachada, a capacidade de absorver tolerâncias maiores da estrutura do edifício.  A conexão entre os vários elementos é feita para permitir a dilatação dos componentes da fachada. Componentes com coeficientes de dilatação diferentes são separados e conectados por anéis metálicos que permitem os relativos movimentos.
Estes componentes são dimensionados a fim de absorverem movimentos sem danos, enquanto as guarnições reduzem o atrito entre os elementos.

Pedido de informação

Para entrar em contato com Ariostea e pedir informações de qualquer tipo, preencha o formulário abaixo, você será contactado o mais rapidamente possível.
Insira um endereço de e-mail correto e ativo.
Os campos marcados com * que eles são necessários.




 Adicione a sua lista para solicitar informações!
0
Não inclua no e-mail
Não foram encontrados resultados.
call me Por favor, ligue-nos o mais rapidamente possível.

Desejo receber notícias e Ariostea.
Desejo receber notícias e Ariostea.


PRIVACY
* Confirmo que eu li, entendi e aceito os termos do tratamento de dados pessoais (Política de Privacidade)