Revestimento para Externos e Fachadas ventiladas

Grés Revestimento De Porcelana Exterior Com Excelente Resistência Também Para Tensões Externas

O parâmetro externo deve satisfazer exigências de vários spectos:
estético,projetual e funcional.
Além de caracterizar esteticamente a construção, o revestimento deve ser capaz de proteger a estrutura das intempéries e da poluição, contribuindo ao mesmo tempo em alcançar performances térmicas e acústicas esperadas.
O desenvolvimento de materiais de revestimento à alta performance técnica e estética, tais quais mármores e pedras high-tech Ariostea, permite a criação de sistemas de fachadas ventiladas muito eficientes, com ótima resistêcia às condições térmicas e intempéries. Os materiais Ariostea respondem plenamente aos requisitos de uma fachada externa ventilada, apresentando as seguintes qualidades:

  • absorção da água quase nulo (valores médios de 0,04%) para uma adequada proteção das camadas inferiores;
  • resistênciaza ao gelo, que aumenta a durabilidade da fachada com redução de custos de manutenção;
  • elevada resistência às variações termicas;
  • elevada resistência à flexão e cargas, para suportar as solicitações devidas à ação do vento;
  • resistência à substancias químicas agressivas (poluição , chuva ácida)
  • inalterabilidade no tempo, seja a nível estrutural que em relação às cores (ótima resistência das cores em relação à luminosidade)
  • pequena tolerância dimensional, a espessura é reduzida (max 10 mm) e costante, as placas são postas em esquadro em um calibre único
  • peso reduzido, em comparação com materiais de pedra natural  de espessura maior, com as vantagens do dimensionamento das estruturas de sustentação , nas cargas complexivas da construção e nos custos de transporte
  • à prova de fogo, que se traduz em maior segurança
  • fácil limpeza, através de simples lavagens das placas
  • manutenção limitata
  • compatibilidade ambiental e sustentabilidade econômica, em relação ao ciclo de vida do edifício, asplacas têm uma duração equivalente àquela da construção são fabricadas conforme as normas ambientais europeias e internacionais (Certifi cazione Ambientale ISO 14001, Regolamento Emas)
  • qualidade estética, que graças a inovação tecnológica , são comparáveis àquelas das pedras mais valiosas da natureza, com múltiplas variantes cromàticas e de texturas. A disponibilidade das plaas de grande formato consente de otimizar o layout da estrutura de sutentação , com soluções econômicas seja na execução que na manutenção das fachadas ventiladas.

Revestimento para Externos e Fachadas ventiladas Não aderindo diretamente ao suporte estrutural, a placa de revestimento é livre para dilatar segundo o próprio coeficiente de dilatação, independentemente dos movimentos do suporte estrutural e de seguir além disso as acomodações e oscilações do edifício graças ao grau de elasticidade das ancoragens. A absorção dos movimentos requer um apropriado dimensionamento da juntas, para consentir movimentos  e dilatações sem que as placas interfiram umas nas outras. As juntas são os espaços que separam as placas permitindo o movimento devido a dilatações térmicas e aos movimentos elásticos , e varia geralmente de 4  mm. a 8 mm., em função da dimensão da placa, da estrutura do edifício e aquela usada. Com a presença da rede em fibra de vidro colada  , é possivel conseguir que a placa mantenha os pedaços presos momentaneamente  no caso de uma eventual fratura da placa e assim restaurá-la sem maiores dificuldades. No projeto de um novo edifício se pode considerar um particular módulo fachada , somando a dimensão real da placa e das juntas , criando assim um elemento inteiro. No caso de componentes de fachada como abertura ou outros elementos não modulares, assim como no caso de restaurações , se pode otimizar o número de cortes nas placas de modo a administrar o jogo dos formatos e evitar o emprego de uma estrutura não econômica.

Ventilação "efeito lareira"

Revestimento para Externos e Fachadas ventiladas O espaço intermediário que se cria ao interno da fachada ventilada , é a característica que é capaz de criar o "efeito lareira" , isto é, uma eficaz ventilação natural que se ativa no espaço entre o externo e a  faixa isolante que se aplica no muro ou parede. Este fenômeno se baseia no principio físico segundo o qual o ar quente tende a subir fazendo o ar fresco de fora se mover e ocupar seu lugar. A parte do calor que atravessa o revestimento da fachada, esquenta o ar do vão intermediário, dando origem à ascenção do mesmo ar. Grande parte deste calor é transportado para cima e só uma pequena parte penetra no edifício, protegido pela camada isolante. No inverno, a fachada ventilada contribui a conservar o calor interno, aumentando a inércia térmica da parede,  gerando economia de energia e conforto na habitação.A circulação do ar mantém seco a camada isolante garantindo eficiência ao longo do tempo.

 

Proteção da chuva

O painel afastado da estrutura da parede, afasta seja o calor dos raios solares, seja a água da chuva incidente , evitando o contato direto e eliminando uma das causas principais do desgaste dos edifícios . Também em caso de assentamento com juntas largas , a quantidade de água absorvida é extremamente reduzida em relação ao total. Estudos realizados na Alemanha demonstraram como a quantidade de água que consegue penetrar no vão intermediário ventilado e alcançar a camada isolante é  quase insignificante.

Nível de transpiração

Em relação aos sistemas de fachadas tradicionai, a fachada ventilada garante um sensivel melhoramento nas dispersões de vapor presente ao interno das paredes, com evidentes benefícios para a conservação destas. A ventilação natural no vão intermediário favorece de fato a remoção da umidade presente nas construções novas ou reformadas. Mesmo o vapor interno produzido , pode em parte sair pela parede sem barreiras particulares, contribuindo assim para melhorar a conservação seja na parede que na camada isolante.

Isolamento acústico

A construção em camadas da parede ventilada, associada ao uso de materiais isolantes acústicos, tende a favorecer um melhor isolamento . O painel externo , o vão intermediário e a camada isolante agem de fato como barreiras protetoras de barulhos advindos da parte externa.

Isolamento térmico

Com o sistema de fachada ventilada é possível realizar um isolamento térmico "a cappotto"  uniforme sobre todo o edifício, evitando as dispersões e eliminando os pontos térmicos que são as  distribuições não homogênenas das temperaturas superficiais que , nas paredes tradicionais , aparecem normalmente na região de vigas e colunas  Deste modo se evita a formação de mofo e condensações nas partes mais frias. A camada isolante continua posicionada na parte externa da construção , garante uma proteção térmica homogênena e uma temperatura constante. Se reduzem também as ondas térmicas na estrutura e portanto os movimentos estruturais devidos a dilatações diferenciais dos materiais que compõem o edifício.

Resistência a oscilações térmicas

O sistema de fachada ventilada apresenta uma maior tolerância às oscilações térmicas causadas pelas temperaturas externas e aos movimentos estruturais do edifício. As placas fixadas no suporte estrutural de modo independente , podem se dilatar segundo o próprio coeficiente de dilatação térmico e acomodar-se aos movimentos do edifício graças ao grau de elasticidade das ancoragens. Assim é possível evitar tensões no revestimento que causem efeito de degradação da fachada e exijam interventos de manutenção.

Praticidade na instalação e manutenção

Revestimento para Externos e Fachadas ventiladas Realizado a seco, o assentamento na obra pode ser efetuado independentemente das condições atmosféricas . A manutenção de uma fachada ventilada é muito reduzida e simples. Graças a resistência das placas , o acabamento da fachada , não necessita de fato de frequentes manutenções. Eventuais placas danificadas podem ser facilmente removidas e substituidas. São fáceis também as operações de inspeção de instalações técnicas para alojamento de cabeamento, e tubos ao interno da estrutura. A particularidade de poder substituir placas sem quebrar  a parede define a possibilidade de renovar completamente o revestimento do edifício modificando o aspecto exterior.

Pedido de informação

Para entrar em contato com Ariostea e pedir informações de qualquer tipo, preencha o formulário abaixo, você será contactado o mais rapidamente possível.
Insira um endereço de e-mail correto e ativo.
Os campos marcados com * que eles são necessários.




 Adicione a sua lista para solicitar informações!
0
Não inclua no e-mail
Não foram encontrados resultados.
call me Por favor, ligue-nos o mais rapidamente possível.

Desejo receber notícias e Ariostea.
Desejo receber notícias e Ariostea.


PRIVACY
* Confirmo que eu li, entendi e aceito os termos do tratamento de dados pessoais (Política de Privacidade)